Início » Consultas e Procedimentos » Mastopexia pelo SUS – Como fazer a cirurgia de redução de mama de graça

Mastopexia pelo SUS – Como fazer a cirurgia de redução de mama de graça

Nem todo mundo sabe, mas é possível conseguir uma cirurgia de Mastopexia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta matéria do SUS Online, você vai descobrir como funciona a mastopexia, quais são os requisitos para ela, quem tem direito de conseguir a cirurgia pelo SUS e muito mais!

Portanto, se você sofre com o caimento dos seios, não deixe de ler esta matéria e de correr atrás de uma cirurgia de mastopexia pela rede pública de saúde, não pagando absolutamente nada por ela.

O que é mastopexia?

A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é a cirurgia plástica responsável pelo levantamento dos seios, que acabam naturalmente caindo ao longo dos anos ou então devido a situações como o uso de anticoncepcionais orais, gravidez, amamentação, perda de peso e menopausa.

A mastopexia serve justamente para reposicionar os seios numa posição mais elevada através de uma cirurgia simples, que acaba com a flacidez dos seios, ou então através da inserção de uma prótese de tamanho médio ou grande. O método escolhido pelo cirurgião dependerá do tamanho do seios (mulheres com seios pequenos muitas vezes aproveitam a cirurgia de mastopexia para colocar silicone) e de condições específicas de cada paciente.

Durante a cirurgia, os tecidos mamários são removidos ou reposicionados, assim como a própria aréola. Como toda cirurgia, a mastopexia deixa uma cicatriz, que tende a se tornar imperceptível caso o procedimento seja feito corretamente e a paciente siga as orientações corretas no pós-operatório (como evitar esforços físicos, utilizar sutiã modelador, massagear os seios algumas vezes por dia etc).

Requisitos para a cirurgia

Mastopexia pelo SUS – Como fazer a cirurgia de redução de mama de graça (Imagem: JAFAR AHMED/Unsplash)
Mastopexia pelo SUS – Como fazer a cirurgia de redução de mama de graça (Imagem: JAFAR AHMED/Unsplash)

Para fazer a cirurgia de mastopexia, é preciso que a mulher esteja fisicamente saudável. Além disso, é preciso que ela esteja ciente de que a cirurgia pode não resolver completamente o problema, especialmente em casos muito graves.

Durante as consultas preliminares, o cirurgião avaliará se a mastopexia é ou não indicada para a atual condição da paciente. Fatores como o alongamento e a flacidez dos seios, o posicionamento dos mamilos abaixo do sulco da mama, mamilos e aréolas apontando para baixo, acúmulo de pele flácida e aréolas alargadas, desequilíbrio na altura das mamas etc. são alguns dos fatores que o médico levará em consideração.

Porém, como explicaremos mais adiante, nem todas as mulheres com alguns dos problemas acima estão aptas à cirurgia de mastopexia pelo SUS.

⚠️ SURPREENDA-SE SABENDO ISSO ⤵️

Silicone pelo SUS? ? [Sabia que tem como colocar de maneira gratuita?]

Quem tem direito à cirurgia de mastopexia pelo SUS

Para fazer a cirurgia de mastopexia pelo SUS, é preciso comprovar necessidade médica. Ou seja, se você está querendo fazer a cirurgia plástica apenas por questões estéticas, dificilmente você conseguirá aprovação pelo SUS, precisando recorrer a cirurgiões plásticos que atendam na rede privada de saúde.

Algumas das situações que se enquadram em “necessidade médica” e que podem favorecer a realização de uma mastopexia pelo SUS são:

  • Problemas de mobilidade;
  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Desvio na coluna;
  • Problemas de autoestima.

É preciso que estas condições (problema de mobilidade e dor nas costas, por exemplo) estejam relacionadas diretamente com o caimento do seio.

Além disso, problemas de autoestima são levados em consideração na hora da aprovação de uma mastopexia pelo SUS. Ou seja, se o caimento dos seus seios está abalando o seu emocional/psicológico por afetar diretamente a sua autoestima, você também pode tentar conseguir a cirurgia pela rede pública de saúde.

Como solicitar a cirurgia de mastopexia pelo SUS

Se você deseja solicitar uma cirurgia de mastopexia pelo SUS, o primeiro passo é ir até o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, no qual você está cadastrado, e marcar uma consulta com um dos médicos disponíveis na unidade com o seu Cartão SUS e documentos de identidade em mãos.

Durante a consulta, explique a sua condição para o médico, deixando claro como o caimento dos seios afeta diretamente a sua autoestima e a sua qualidade de vida. Você muito provavelmente será encaminhado para uma avaliação clínica prévia com um cirurgião plástico, que avaliará sua situação e decidirá qual o procedimento mais indicado para o seu caso.

Tenha em mente, porém, que, se o seu caso não envolver uma situação de risco e de emergência, a fila de espera tanto para a avaliação clínica quanto para a cirurgia, em si, pode demorar bastante tempo para avançar.

Onde é feita a cirurgia?

Cirurgias plásticas pelo SUS geralmente são realizadas em hospitais-escolas, hospitais públicos, universitários ou então em clínicas particulares. A cirurgia de mastopexia muitas vezes pode ser ambulatorial, o que significa que a paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia.

A duração de uma mastopexia varia de três a quatro horas e envolve frequentemente apenas uma anestesia local com sedação. Em alguns casos, uma anestesia geral ou peridural pode ser indicada caso o cirurgião julgue necessário.

Quanto custa uma cirurgia de mastopexia na rede privada?

Caso você não consiga a cirurgia de mastopexia pelo SUS, você sempre poderá recorrer à rede privada. Nesse caso, porém, ela não é gratuita. Os valores variam bastante, podendo ir de R$ 15.000 a R$ 20.000.

Riscos da cirurgia de mastopexia

A mastopexia é uma cirurgia considerada simples e raramente traz complicações graves para a paciente. Porém, caso não feita corretamente (ou caso a paciente não siga as orientações médicas no pós-operatório), os seguintes problemas podem surgir no local:

  • Hematomas;
  • Seromas;
  • Infecção (que pode resultar na perda da prótese);
  • Necrose da pele e da aréola;
  • Deiscência de pontos;
  • Mal posicionamento das próteses etc.

Para avaliar o risco da cirurgia de mastopexia para a sua situação, converse com o médico durante a avaliação clínica. Para aliviar os riscos, siga corretamente as orientações dadas pelo cirurgião plástico.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

1 comentário

  • Oi boa tarde eu só serrinha Bahia eu foi hospital da mulher salvador Bahia 2018 foi mandou peder 10kilo voltei com 3mês mim falou eu ja tava fila até hoje eu espero cirurgia plástica mamã é até hoje hospital da mulher salvador Bahia eu serrinha citino dor coluna no braço esquerdo muito dor braço esquerdo muito dor quero cirurgia plástica redução mamã nunca mim ligou até hoje eu espero aqui

Comente