Início » Consultas e Procedimentos » Como colocar SILICONE pelo SUS? É possível de maneira gratuita!

Como colocar SILICONE pelo SUS? É possível de maneira gratuita!

O Sistema Único de Saúde, conhecido como SUS, disponibiliza diversas cirurgias gratuitamente, e a colocação de silicone é uma delas – uma cirurgia plástica onde as pessoas não pensam que há possibilidade de ser realizada de forma gratuita!

Mas há um porém na realização da colocação da prótese mamária – a cirurgia é somente realizada em alguns casos determinados, e não por motivos estéticos. 

 

Uma das principais vantagens do SUS é que ele é destinado à todo e qualquer brasileiro – independente da região e local em que ele está!

Quer saber quem tem direito a essa cirurgia? Detalhamos todos os requisitos a seguir, acompanhe!

Quem possui direito de colocar silicone no SUS?

Como citado anteriormente a prótese mamária é oferecida pelo SUS, porém em apenas dois casos: 

Câncer de Mama ou Mastectomia

Um dos problemas mais sérios entre mulheres de todas as faixas etárias – em muitos casos a doença faz com que seja necessária a retirada dos seios. Ou seja, além da luta principal de sobrevivência, quando superada, resta saber lidar com o que ela pode causar. 

A mastectomia pode abalar muito o psicológico daquela que o faz, e a prótese mamária tem como intuito resolver ou amenizar o dano causado. 

É realizada a reconstrução mamária, e ela pode ser feita de forma imediata após a remoção de uma ou das duas mamas caso o procedimento tenha sido realizado em hospitais públicos para tratamento de câncer.

Violência doméstica

Para as mulheres vítimas de violência de gênero ou doméstica que sofrem com sequelas ou lesões, é possível realizar a cirurgia plástica reconstrutora de mamas. 

Se você se enquadra em um desses casos, é possível procurar um posto de saúde e solicitar uma consulta onde na conversa com o médico será explicado o caso e por fim ter mais informações sobre a cirurgia.

Como conseguir acesso ao silicone pelo SUS?

Como citado anteriormente, a cirurgia de reconstrução mamária é realizada apenas com finalidade corretiva e reparadora nos casos acima. Se você se enquadra nesses requisitos, o primeiro passo é se dirigir a uma unidade de saúde com documentos em mãos – como o Cartão do SUS e um comprovante de residência atualizado

Após se dirigir a uma unidade de saúde, será realizado uma consulta com um médico da rede pública – e ele pode solicitar que você seja encaminhado para outros especialistas, como um psicólogo. Se a necessidade da cirurgia foi confirmada, a pessoa será encaminhada para a lista de espera da operação e deverá aguardar ser chamada. 

É importante ressaltar que para aqueles que desejam a cirurgia devido ao câncer de mama, a demora pode ser maior já que o médico pode querer a certeza de que o paciente está livre da doença. 

⚠️ ENTENDA UM POUCO MAIS ⤵️

Mastopexia pelo SUS ? [Como fazer a cirurgia de redução de mama de graça]

Qual é o tempo de espera até a cirurgia ser realizada?

Infelizmente não é possível dizer qual o tempo de espera certo, já que ele varia por diversos fatores, como: tamanho da fila do município e a disponibilidade do hospital onde a cirurgia pode ser realizada. Em alguns casos, o médico pode determinar até que a cirurgia seja realizada em outro município!

A cirurgia de reconstrução mamária não é apenas realizada por fins estéticos, hoje, existem muitos estudos que apontam que a retirada dos seios pode possuir efeitos devastadores no psicológico da mulher que sofreu câncer. 

Se você se encontra em uma dessas situações, saiba que é um direito seu buscar a cirurgia sem custo algum pelo SUS. Consulte com um médico do SUS e saiba quais as suas possibilidades!

Contato para dúvidas

Caso você possua dúvidas ou queira saber mais sobre a cirurgia plástica reconstrutora pelo SUS, ligue para o Disque Saúde no 136, se for uma cirurgia plástica reparadora por violência doméstica, entre em contato com a Central de atendimento à Mulher pelo número 180.

Comente