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Ouvidoria do SUS: veja como fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios

Descubra, aqui, como fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios na ouvidoria do SUS online!

Usa os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e gostaria de fazer uma reclamação, denúncia, sugestão ou elogio? Então, saiba que isso é possível sem sair de casa, basta registrar seu caso diretamente no site da ouvidoria do SUS!

A seguir, indicamos como usar o serviço e como funciona. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber!

O que é a ouvidoria do SUS?

Ouvidoria do SUS: veja como fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios

Trata-se do setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras manifestações dos cidadãos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde.

Seu principal objetivo é garantir e ampliar o acesso do cidadão aos seus direitos de saúde, sendo uma ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento de controle social.

Quando usar a ouvidoria do SUS?

O serviço é um aliado sempre que tentar usar algum serviço do SUS e não conseguir, ainda que tenha direito a ele. Neste caso, deve registrar uma reclamação ou denúncia.

Também é uma alternativa para registrar reclamações e denúncias de mau atendimento, bem como de mau uso do sistema, com pessoas tentando tirar proveito de serviços, equipamentos, medicamentos, entre outros.

Se tiver alguma sugestão de melhoria ou elogio, também é possível encaminhá-los pelo site da ouvidoria, sempre de maneira simples e prática, com todo o processo feito em poucos passos.

Confira, a seguir, alguns casos que a ouvidoria do SUS trata e resolve pendências para o cidadão:

  • Solicitação de assistência em consultas, atendimentos, tratamentos, exames e acesso a medicamentos;
  • Relato de insatisfação com profissional da saúde, demora no atendimento, falta de material ou de medicamento na unidade;
  • Denúncia de irregularidade, como o não cumprimento de carga horária de um profissional da saúde, cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, negligência médica, entre outras;
  • Instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento de saúde, abrangendo informações como funcionamento do SUS, como conseguir medicamentos, sistema de regulação, entre outros;
  • Registro de elogios e/ou sugestões no SUS, contemplando sugestão de inclusão de medicamento, contratação de profissionais, entre outros.

Como funciona o serviço?

O cidadão acessa o site e registra seu comentário, que é encaminhado ao setor de ouvidoria. Uma equipe recebe e analisa o comentário, dando a tratativa correta.

De maneira geral, a equipe encaminha uma solução para o caso, indicando se já foi tratado e como o cidadão deve agir para conseguir utilizar os serviços do SUS.

O prazo para envio dessa devolutiva é informado no próprio site da ouvidoria ao encaminhar sua reclamação, denúncia, sugestão ou elogio para a equipe.

Toda a comunicação acontece por e-mail, então, forneça um atualizado e fique de olho em sua caixa de entrada ou de spam para verificar se a ouvidoria do SUS enviou informações sobre o caso.

Como usar o serviço de ouvidoria do SUS?

É fácil e simples usar o serviço de ouvidoria do SUS online! A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar nessa tarefa. Acompanhe:

  1. Acesse a página da ouvidoria do SUS no portal gov.br;
  2. Clique em “fale com a ouvidoria”;
  3. Selecione o canal que deseja utilizar, se o FalaBR ou chat;
  4. Siga as orientações dadas na página para encaminhamento de seu comentário.

Sempre forneça o máximo de informações, o que possibilitará que a equipe de ouvidoria dê a melhor tratativa para o caso e tudo se resolva em curto prazo.

Um detalhe importante: se optar por usar o chat, saiba previamente que ele é um canal exclusivo para informações sobre doenças, programas, campanhas e ações estratégicas do Ministério da Saúde. Se quiser registrar manifestações, use o FalaBR ou outros canais.

O SUS também disponibiliza atendimento de ouvidoria por telefone, basta fazer uma ligação para o Disque Saúde, cujo número é 136. A chamada é gratuita se feita a partir de um número de telefone fixo.

Se preferir, também dá para obter informações ou registrar reclamações por carta. Neste caso, basta enviar sua correspondência para o endereço Esplanada dos Ministérios – Bloco G Térreo – Brasília – DF – Edifício Sede – CEP 10 058 900.

Como acompanhar o andamento de sua manifestação?

Quando faz uma manifestação, o cidadão consegue acompanhá-la online no site de ouvidoria do SUS. Para isso, basta acessar o site, informar o número de protocolo e senha encaminhados por e-mail.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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