Início » Cartões » Número do Cartão do SUS: como descobrir o meu? Para que ele serve?

Número do Cartão do SUS: como descobrir o meu? Para que ele serve?

Confira, aqui, como descobrir seu número do cartão do SUS e saiba exatamente para que ele serve!

O número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) é essencial para uso de serviços da rede. Sem ele, não é possível agendar consultas, fazer retiradas de medicamentos, entre outros.

Não sabe qual é o número de seu cartão SUS e gostaria de ter essa informação? Neste caso, há formas práticas de descobri-lo. Confira, a seguir, quais são e as coloque em prática!

O que é o número do cartão do SUS?

Número do Cartão do SUS: como descobrir o meu? Para que ele serve?

Trata-se de um número de cadastro no Sistema Único de Saúde. Ele funciona como uma espécie de RG, possibilitando identificar o cidadão no sistema informatizado do governo.

Para que serve o número do cartão SUS?

Sua principal finalidade é identificar o usuário da rede pública de saúde. Ao número estão atreladas informações como nome do cidadão, data de nascimento e nome de sua mãe, bem como RG e CPF, endereço, telefone e e-mail.

Mas não é só isso: o número do cartão também possibilita registrar e consultar o histórico do usuário na rede pública de saúde. Todas as vezes que passa por uma consulta, faz um procedimento, retira medicamentos, entre outros serviços, isso fica registrado junto ao número do cartão SUS.

Ao colocar o número do cartão no sistema, o atendente ou médico consegue visualizar todo o histórico do paciente, tendo acesso rápido a informações de saúde. Dessa forma, é possível adotar ações de saúde mais assertivas em caso de atendimentos de emergência, por exemplo.

Como descobrir o número do cartão do SUS?

O número de registro do usuário está no cartão do SUS, caso tenha um. Não se lembra se chegou a fazer o seu? Então, saiba que há uma forma simples de verificar essa informação, é só realizar uma consulta no Portal Saúde do Cidadão. A seguir, apresentamos um passo a passo de como realizá-la:

  1. Acesse o Portal Saúde do Cidadão;
  2. Clique em “entrar”;
  3. Informe seu CPF e clique em “continuar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”. Caso não tenha conta gov.br, clique na opção de criar uma e siga as orientações dadas na página;
  5. No menu lateral, clique em “minha saúde”;
  6. Em “meu cartão nacional de saúde”, clique em “acessar”.

Se já tiver cartão do SUS, o número será exibido na tela. Dá para salvá-lo em seu dispositivo ou imprimi-lo para apresentação em postos de atendimento da rede pública de saúde.

Outra forma é pelo Conecte SUS, basta fazer login na plataforma com sua conta gov.br e clicar em “meu perfil”, item disponível no menu de serviços. O número estará em Cartão Nacional de Saúde.

Como fazer seu cartão SUS?

Não possui o cartão e deseja fazê-lo para acessar serviços da rede pública de saúde? Neste caso, há duas possibilidades: fazer um pré-cadastro online ou realizar todo o processo diretamente em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Se optar por fazer o pré-cadastro online, deverá comparecer a um posto de saúde para confirmar as informações, apresentando documentos pessoais e comprovante de residência. O prazo para comparecimento é de 60 dias, contados a partir da data de realização do pré-cadastro.

Mas, afinal, como fazer esse pré-cadastro online do cartão do SUS? Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe ajudar. Siga estas dicas:

  1. Acesse o site de cadastro do cartão SUS;
  2. Preencha todos os dados pessoais solicitados, como CPF, nome completo, data e local de nascimento, nome da mãe, entre outros;
  3. Informe um e-mail atualizado para recuperação de senhas;
  4. Marque a caixa anti-robô e confirme a operação.

O site gerará um protocolo que deve ser apresentado na UBS para confirmação e validação das informações. Depois do pré-cadastro, vá ao posto de saúde mais próximo de sua residência e apresente RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, com três meses, no máximo.

Quando o número do cartão do SUS é solicitado?

Todas as vezes que for utilizar os serviços do Sistema Único de Saúde! Ele é obrigatório para agendamento de consultas, realização de procedimentos, atendimento em hospitais, exames, dispensação de medicamentos, entre outros.

Se não tiver o número no momento do atendimento, é interessante que apresente documentos pessoais como o RG e CPF. Assim, é possível consultar o número do cartão ou reemiti-lo no posto de saúde.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comente