Início » Programas do SUS » Fralda geriátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem tem direito?

Fralda geriátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem tem direito?

Confira, aqui, como receber fralda geriátrica pelo SUS de forma gratuita e descubra quem tem direito a esse benefício!

Poucos sabem, mas há a possibilidade de conseguir fralda geriátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente. Isto é possível se o candidato ao benefício cumprir requisitos para concessão.

Vale lembrar que o governo federal tem, de acordo com a Constituição, o dever de garantir serviços de saúde gratuitamente para a população. A concessão de fraldas geriátricas entra nesse direito, sobretudo para idosos e quem possui necessidades especiais.

Mas como conseguir fralda geriátrica pelo SUS? A seguir, damos todos os detalhes sobre como funciona e como conseguir esse benefício. Acompanhe e descubra!

Como conseguir fralda geriátrica pelo SUS?

Fralda geriátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem tem direito?

O uso de fralda geriátrica, principalmente quando feito de forma constante, pode gerar gastos elevados e nem todo idoso ou pessoa com necessidade especial tem dinheiro suficiente para bancar isso.

É justamente aí que entra a possibilidade de conseguir fralda geriátrica pelo SUS! O governo concede esse produto gratuitamente se a pessoa comprovar a real necessidade de uso desse item.

Para receber as fraldas gratuitamente é preciso cumprir requisitos do programa e apresentar a documentação concedida pelo médico nas unidades básicas de saúde (UBS / posto de saúde) da região em que o beneficiário mora.

Quem tem direito à fralda geriátrica pelo SUS?

Idosos e pessoas com necessidades especiais terão fralda descartável de graça pelo SUS se cumprirem os seguintes requisitos:

  • Ter a partir de 60 anos de idade ou ter enfermidade ou deficiência que exija o uso contínuo de fralda descartável;
  • Possuir documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • Apresentar prescrição médica, laudo ou atestado que comprove a real necessidade da fralda. O documento deve ter a CID (Classificação Internacional de Doenças). No caso de idosos, não há necessidade de apresentar comprovantes médicos.

Caso a pessoa não tenha como comparecer a uma unidade de saúde para retirar as fraldas, um representante legal poderá fazê-lo, mas precisa ter uma procuração que lhe conceda esse poder. Além disso, o representante deve apresentar um documento de identificação.

Fralda geriátrica pelo SUS totalmente de graça

Cumpre todos os benefícios para receber fralda geriátrica pelo SUS totalmente de graça? Então, faça a retirada em uma unidade básica de saúde de sua região.

Se necessário, providencie com antecedência a documentação necessária para comprovar a necessidade de uso do produto, para ter acesso a esse benefício. Veja o que é preciso:

  • Cartão do SUS;
  • Documento de identidade do beneficiário;
  • Laudo ou prescrição médica.

A quantidade de fraldas é limitada a 180 unidades por mês. Caso precise de mais, informe-se em uma unidade básica de saúde sobre o que fazer para receber acima do limite.

Outro ponto importante é que algumas prefeituras municipais possuem programas específicos para concessão de medicamentos e fraldas.

Portanto, vale a pena conferir com Secretaria de Saúde de seu município se há algum programa especial que lhe garanta o produto gratuitamente, principalmente se tiver dificuldade para consegui-lo junto às unidades básicas de saúde.

⚠️ PRESTE ATENÇÃO: ⤵️

Cirurgia de desvio de septo pelo SUS ? [Como fazer e Requisitos]

Fralda geriátrica com desconto de até 90%

Se não conseguir a fralda de graça no SUS, há a possibilidade de comprá-la com até 90% de desconto. Os requisitos para ter acesso a esse benefício são os mesmos do programa do SUS.

O que muda é que a compra do produto precisa ser feita em uma Farmácia Popular para ter o desconto. É possível comprar até 40 fraldas descartáveis a cada 10 dias, portanto, são 120 fraldas com o desconto de 90%.

É uma alternativa para quem precisa usar o produto diariamente, não conseguiu gratuitamente e busca formas de reduzir esse custo, de maneira a não impactar muito o orçamento mensal da família.

Além disso, é uma opção quando o produto está em falta nas unidades básicas de saúde, conseguindo comprar por um preço mais atrativo enquanto aguarda a chegada de novos lotes.

O que fazer se não conseguir fralda de graça no SUS?

Caso não consiga a fralda gratuitamente no SUS e cumpra todos os requisitos para recebê-la, entre em contato com a ouvidoria do Sistema Único de Saúde para relatar o problema e solicitar a solução.

As manifestações podem ser encaminhadas no site do Ministério da Saúde, telefone 136 ou pelos Correios, com encaminhamento de carta ao endereço SAF Sul, Trecho 2, Lotes 5 e 6, Edifício Premium, Torre I, 3º andar, sala 305, CEP 70070-600, Brasília/DF.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

1 comentário

  • tenho um filho especial e ja a 2 meses nao chega a fraldas dele no posto , usb do jardim sousa . santo amaro guarapiranga .

Comente